sábado, junho 04, 2011

Rio - Carlos Saldanha


O filme começa numa floresta próxima à cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, quando são mostrados passáros de várias espécies felizes, cantando e voando, enquanto um filhote de Ararinha-azul fica também feliz ao ver a cena, mas não consegue voar, e acaba caindo do topo do seu ninho. A um certo ponto, várias dessas aves são engaioladas, inclusive a ararinha. Então eles são levados para a cidade de Moose Lake, em Minnesota, nos Estados Unidos, durante o inverno, em tempos de neve, e muitos deles são abandonados, inclusive a ararinha azul em questão, cuja gaiola cai na rua. Em seguida, uma garota habitante da cidade chamada Linda encontra o pássaro abandonado e o leva para a sua casa, prometendo cuidar dele para sempre e o dando o nome de Blue. Ao longo de vários anos, Linda e Blue crescem e se tornam grandes amigos.
O filme continua mostrando uma cena 15 anos depois, de Linda acordando com Blue em sua livraria. É possível ver os vários brinquedos e outros pertences de Blue, bem como seu relacionamento com os pássaros nativos. Um pouco depois dessa cena, um cientista do Rio de Janeiro chamado Túlio entra na livraria e fala com Linda, dizendo que Blue é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que precisa levá-lo até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer eles acasalarem e preservar a espécie. No início Linda rejeita a proposta, mas depois pensa melhor e resolve partir para o Rio de Janeiro.
Enredo inteiro aqui.

Tem adultos que dizem que não assistem filmes animados por que é coisa de criança. Fuck You para eles. Esses filmes animados são LIVRES para todas as idades, não são restritos apenas para crianças como os filmes de 16 são para pessoas com mais de 16. Não sei onde essas pessoas que pensam assim estão com a cabeça.

O começo do Rio é bem brasileiro, e quando o Blu volta para o Rio também. Eu gostei do filme, minha tia também gostou. E fiquei feliz por que mostra a realidade do cariocas. Não só a parte de classe média alta, mas também a vida das pessoas na favela. Ri muito na parte em que o tucano canta Olha que Coisa Mais Linda, Mais cheia de Graça para a esposa tucano. E ela cantando foi muito engraçado por que foi muito desafinado. Foi sucesso total quando o pássaro ruim - esqueci o nome dele, também, né, assisti dia 11.05 - bate num poste e corta os fios elétricos causando um apagão na favela bem na hora do gol do Brasil na copa. Sério, foi uma histeria completa, se posso usar este termo. Mas se isso acontecesse aqui, coitado do pássaro.

Uma parte inesquecível também foi quando Linda "dançou" samba no desfile das escolas de samba. Quer dizer, ela não dançou, ela foi levada pela multidão e ainda por cima vestida de pássaro azul. Mas, o mais inacreditável foi o biquini das brasileiras na praia. Foi muita propaganda enganosa por que as brasileiras nem sendo pagas iriam para praia com um biquini cobre-tudo. Por fim, o fim da filme foi muito mais engraçado, mas não vou contar.

A direção do filme me impressionou, por que é de um brasileiro, mas não se compara a direções como as de Madagascar.

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário