O Morro Dos Ventos Uivantes. Que nome lindo!
Acabei agora mesmo de ler esse livro. São 02:01 da manhã e eu aqui postanto. Quando terminei corri para cá - já havia deixado tudo pronto para comentar sobre o livro.
Nossa, eu nunca me senti tão contente em ler um romance como esse. Estou extasiada rsrs. Gostei muito da Emily tê-lo escrito como uma história contada. A linguagem antiga que ela usou me fez, por várias vezes, parar e perguntar o que significava tal paçavra e logo depois começava a rir. O final foi divinamente perfeito.
Fiquei triste pela Catherine ter morrido tão cedo no livro. E eu pensava que o Heathcliff - meu querido Heathcliff <3 - ficaria vivo no final, mas não foi assim. O personagem que eu mais me identifiquei foi com a Cathy, filha de Catherine com Edgar. Ela (Cathy) poderia ser a protagonista, porque ela teve mais presença do que a mãe. Eu super amei e fiquei emocionada com o Hareton e a Cathy terem ficado apaixonados no fim. Desde que ela passeava no Morro com o filho de Heathcliff, Linton, eu achava que ela ficaria com o Hareton. Sempre torci para eles dois.
O livro é lindo por si só, não precisa de elogios (que comportamento cara de Heathcliff). Eu recomendo porque gostei de como os personagens descreviam as suas histórias e a Emily foi perfeitamente brilhante, escolhei um nome digníssimo da obra. Eu gostei muito e fiz cinco quotes, aí as minhas preferidas:
- Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer.
Catherine, pag. 74-75.
- Acredita, se quiseres! Eu nunca o teria banido da vida dela, se isso fosse contra a sua vontade. No momento em que o interesse dela acabasse, eu iria arrancra-lhe o caração e beber seu sangue. Mas, por hora... Se não acreditas em mim é porque não me conheces. Porém, enquanto tal não acontecer, prefiro morrer a tocar num só fio de cabelo que sejá!
Heathcliff, pag. 129.
Agora vou dormir. São 02:22 da madrugada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário