quinta-feira, março 10, 2011

Black Swan - Darren Aronofsky


Nina Sayers (Natalie Portman) é bailarina de uma companhia novaiorquina de balé. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a bailarina principal, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Thomas impressionado.
O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, mexendo com seu psicológico.

Natalie Portman, de Closer e V de Vigança, num trabalho que eu imagino que a Angelina Jolie teria dificuldades em fazer, sendo tão completamente magnífica e totalmente deslumbrante quanto a dança. A Nina me deixou encantada com seus pequenos passos. Eu senti realmente a difuculdade que ela teve para interpretr o Cisne Negro. Deixando que fora as cenas de sexo, o filme é completamente equilibrado na taxa étária, de 12 pra cima. Meu tio assistiu em DVD e odiou por essas cenas mas pesadas e por eu ter visto o filme.

Eu tenho uma mente bem aberta quanto a isso. Qualquer filme pode ter esse tipo de cena e acho uma coisa normal. No entanto que a cena seja necessária e bata com o roteiro. Não gosto quando é uma coisa forçada, só para deixar o filme mais erótico. Existe tantos filmes que eu gosto de assistir e não precisam disso.

Hoje em dia, a indústria cinematográfica está pondo mais cenas de sexo por que acham que irá atrair o público, e desta forma atrai, sim. As pessoas hoje em dia não tem mais conciência para destinguir a qualidade dos filmes. É isso que me deixa mais indignada. Hoje são produzidos tantos filmes sem estória e sem roteiro bom. Justin Bieber, Restart, filmes sobre jacarés com tamanho de hipopótamos e com velocidade de um tigre são o que temos para hoje. Estou ficando um pouco triste. Mas ainda bem tenho o David Slade, Bill Condon, James Cameron e outros diretores que tem cérebro para fazer um bom filme. Ainda bem que tenho um Cisne Negro, O Turista ou O Discurso Do Rei para me fazer acreditar que ainda tem esperança. Não que a indústria esteja caindo, mas não queria que fosse mais produzido esses tipos que filme que eu citei anteriormente.

Enfim, Cisne Negro é um ótimo filme, e o Oscar que foi para a Natalie foi bem merecido. Felicidades para elea, que está grávida!

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=wHhjsGjxHvk&NR=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário